quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Na busca do dialogo



Discipulo caminhando por estradas que cortam vastos campos de trigo

Discipulo – (Essa paisagem diferente realmente enche meu espirito de alegria, assim percebo o quanto minhas pernas sao fortes para caminhar ainda alem do que jamais imaginei. Acredito ser a hora de falar com as pessoas.) Ola pastora precisa de ajuda na colheita de seu trigo?

Ele e’ ignorado de forma grosseira.

Discipulo – Ela nao deve compreender a minha lingua, mas nao desistirei, a frente vem um homem o qual certamente consiguirei um dialogo. Ola’ homem! Onde consigo um lugar para descansar?

O homem aponta ao leste e segue caminhando cabisbaixo.

Discipulo – O senhor saber quanto custa.

E nao consegue qualquer resposta.

Discipulo – As pessoas normalmente teem medo do desconhecido, talvez por isso nao se mostram aberta ao dialogo, mas certamente na estalagem consiguirem um bom dialogo.
Chegando na estalagem

Discipulo – Ola’ meu nobre homem posso me instalar por uma noite em sua pensao?

O recepcinista lhe entrega as chaves de um quarto e lhe fala o valor da estadia enquanto ler um livro.

Discipulo – A quanto tempo existe essa sua estalagem?

O recepcionista se mantem na sua leitura.

Discipulo – O senhor ao menos sabe aonde posso encontrar pessoas o qual posso conversar essa noite?

O recepcinista aponta uma taberna do outro lado da rua.

Discipulo – Ok. Ok.

Discipulo guarda suas coisas e depois se dirige a taberna, senta em uma mesa e tenta com o olhar encontrar alguem para se aproximar e tentar um dialogo. Ja fatigado, ele se retira da taberna e volta frustrado para a sua estalagem ao passar pela recepcao ele e’ abordado pelo recepcionista.

Recepcionista – Homem. Nao force um dialogo, as melhores conversas acontecem de forma casual. Nao se fatigue em busca de ensinamento ou na necessidade que tens de ensinar. Muitas pessoas nao querem aprender e outras nao querem ensinar e muitas estao ocupadas com seus problemas, buscas, sonhos e desejos e nem sempre tem tempo para um dialogo. Isso nao as tornas m’as pessoas, apenas humanas. Durma, descanse. Converse consigo mesmo e em seguida ore, pois na oracao encontrara’ alguem que sempre estara’ la’ para te ouvir, que mesmo com milhoes de coisas para fazer sempre tera um tempo para voce pois o tempo para ele nao e’ linear. Ele nao possui desejos ou faz planos. E seus problemas sao os nossos problemas. Converse com ele. Antes de dormir voce ainda tera’ o melhor dialogo que voce poderia ter. Consigo mesmo e com Deus.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Consigo mesmo

(Discípulo caminhando conversa consigo mesmo como em reflexão dirigindo-se seres da natureza e com o ambiente que encontra)

Discípulo - vento um grande amigo na minha jornada, ofereça-me sua tranqüilidade, me abrace com seu manto e guie-me a direção certa.

E o vento sopra e toca todo o seu corpo de forma divina, envolvendo-o como um manto

Discípulo - estrada que meus pés pisam, que gasta a sola dos meus sapatos, não seja infinita, pois ter um ponto de chegada é importante para saber que o caminho valeu a pena. Nas suas bifurcações não me confunda, sinalize e em forma de sinais toque o meu coração e mostre-me o melhor caminho.

E uma clareira Deixa a estrada mais iluminada e ele vê a poeira, as folhas e pequenas folhas descerem pelo céu.

Discípulo - ave que canta, entenda que meu silencio é introspectivo, mas isso não significa que não quero te ouvir, se vc não entende o que falo, o não aprecia meu canto, não se intimide com isso, pois mesmo sem conhecer a sua língua quero as suas canções que alimentaram meu coração de vida e alegria.

E um roxinol voa de uma arvore a outra cantando incansavelmente.

Discípulo - arvores que me rodeiam, mantenha-me aconchegado em sua presença que vocês sejam minhas parceiras de viagem, que eu possa apreciar cada mudança de suas fases e que vocês percebam o quanto também sou capaz de mudar. Sejam minhas amigas, que assim nunca me sentirei só.

A sua frente ele vê observa a quantidade de frutos e flores nas arvores que o cerca.

Discípulo - me perdoe linda flor que eu retiro agora de seu pequeno caule, mas de você serei enamorado, serás a lembrança bela e minha companhia fiel de minha jornada. Sempre que eu olhar para ti lembrarei o quão importante é amar. E que quando tiramos alguma coisa de seu conforto devemos a ela segurança e respeito.

E a flor exalou um forte perfume que encheu o espirito do caminhante.

Discípulo - ao horizonte que me espera seja firme. As montanhas me de grandeza de espirito, ao céu me lembre que não existe limites, as estrelas que sejam minhas guias e me observem, ao sol que me aqueça, a água que sacie minha sede, ao fruto que alimenta minha alma, a terra que me mantenha firme, aos animais que me façam perceber que não sou tao importante. E por fim e mais importante a Deus que é o grande maestro de tudo isso que me cerca. Comigo mesmo faça minha jornada uma boa jornada, que nela eu me perceba e perceba também tudo que me cerca.

E o horizonte ganhou cor de baunilha, e as montanhas emolduraram o horizonte, e o céu ficou mais limpo, e as estrelas começaram a aparecer, e o sol se pôs por trás das montanhas, e a água surgiu da fonte, e o fruto amadureceu, e a terra continuo a girar, e os animais se alegraram, e Deus abençou a jornada do viajante. E o viajante se encheu de paz e alegria.