domingo, 22 de maio de 2011

Medo



Discípulo: Mestre... Tenho medo.

Mestre: E o que teme?

Discípulo: Do futuro, da solidão, do amor, da guerra e de outras coisas...

Mestre: Não temas o futuro, porque ele chega tão rápido que você vai acabar temendo ao invés de estar vivendo-o, agora já estamos no futuro da pergunta que me fez há segundos atrás, e se você continua-se com medo de perguntar, você não obteria as respostas; Não tema solidão, pois você si tem, e veja a sua volta, você nunca estará completamente sozinho. Se temer o amor, temerá a si mesmo e ao futuro, e na verdade todo o resto; não tema a guerra apenas planeje como e se deve em entrar nela. Das outras coisas não sei por que teme, se você nem as identifica.

Discípulo: Mas o que é esse sentimento?

Mestre: Veja no dicionário, ele é infinitamente mais sábio do que eu.

Discípulo: Lá obterei respostas racionais e acho que os medos provem de outras causas.

Mestre: O medo provem das coisas que não conhecemos, tenha consciência do que teme, estude o seu medo e o enfrente.

Discípulo: O senhor já sentiu medo?

Mestre: Mas é claro.

Discípulo: E como o enfrentou?

Mestre: Não me faça ser repetitivo, embora eu te ame, não posso ter medo de dizer que você pode me cansar com suas perguntas já respondidas.

Discípulo: Não me maltrate hoje, estou com medo.

Mestre: Você pode estar confundido seus sentimentos, tristeza não é medo, e você não deve temer aos outros ou as outras coisas, só a si mesmo. Esteja pronto para se enfrentar, combata seus próprios medos, com a sua coragem.

Discípulo: Mas me falta coragem, parece que estou sem armas para enfrentar o medo.

Mestre: Qual arma você usa numa guerra?

Discípulo: Espada e escudo.

Mestre: No amor?

Discípulo: Rosas e palavras sinceras.

Mestre: No trabalho?

Discípulo: Determinação e conhecimento.

Mestre: Já somou tudo? E tentou utilizar tudo isso a favor de se enfrentar?

Discípulo: Não.

Mestre: Então feche os olhos e pense nos seus medos... Não na tristeza. Tente diferenciar as coisas. Depois disso, lembre das rosas ou palavras sinceras que já recebeu e que já ofereceu, depois disso lembre-se da sua coragem e força ao empunhar uma espada ou se defender com o escudo contra pessoas que te queria mal, e que você sobreviveu graças a essas armas... Agora some a determinação e sabedoria que você teve para desempenhar o seu trabalho com êxito e de quantas vezes você foi bem sucedido e recebeu elogios por essa determinação, lembre da sabedoria que foi utilizada, como a adquiriu e como você é capaz de utilizá-la para melhorar um pouco o mundo. Depois de tantas lembranças boas... Abra os olhos... Você não está no futuro embora ele vá chegar daqui a um segundo. Mas neste segundo você está no presente, veja ao seu redor como o mundo pulsa, vive e respira. Veja a estrada a sua frente, como ela é longa, e por isso tão interessante, não tenha medo dela, de o primeiro passo, e quando cansar, sente-se, reflita, ore, faça o mesmo processo feito agora, depois levante e continue. E se resolver olhar para trás, verás que o medo não está no futuro e sim nas coisas que você tinha medo e que agora já foram superadas. Agora vá e caminhe.

Nenhum comentário: